segunda-feira, 18 de março de 2013

A paternidade no século 21 é tema do Justiça em Questão

Os modelos familiares dos tempos atuais são variados. Famílias lideradas apenas por mulheres, crianças criadas por avós ou tios, irmãos que formam um núcleo de convivência sem os genitores são apenas alguns dos exemplos encontrados nos lares pelo mundo. Nesse cenário de mudanças também a participação masculina na criação dos filhos se altera com o passar dos anos. O Justiça em Questão desta semana discute a paternidade.

Nessa edição, o JQ apresenta o perfil do pai de família na sociedade brasileira. Mais presentes na educação dos filhos e interessados em estabelecer laços afetivos duradouros, o homem assume uma nova posição e passa a ser visto de maneira mais moderna inclusive pelo direito civil. Saiba como a legislação aborda o direito dos pais e conheça programas desenvolvidos pela Justiça para facilitar o reconhecimento de paternidade.

O JQ que estreia no próximo sábado, 16, fala também sobre a doação de sêmen para casais com dificuldades em conceber. Será que o doador possui algum direito em relação à criança gerada por meio da chamada reprodução heteróloga? Veja ainda uma reportagem sobre homens que registram espontaneamente filhos não biológicos e também quais os direitos de pais que, após anos de convivência, descobrem que não são os genitores de crianças criadas como seus filhos. Para discutir o papel do homem nas relações familiares, o JQ recebe o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Reinaldo Portanova.

Não perca o Justiça em Questão especial sobre paternidade. Veja as reportagens e participe do programa enviando sua opinião para o e-mail justicaemquestao@tjmg.jus.br.


Fonte: TJMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para que possamos trabalhar para melhor servi-lo.