quarta-feira, 21 de março de 2012

Promovendo a Cidadania

No última dia 15 de março, o Tabelião e Oficial de Registro do Cartório de Descoberto, Jorge Arantes, realizou a entrega do primeiro Registro de Nascimento, em sua gestão, à mãe Natícia Lenara da Silva.

Na foto, Lenara, com Cristiano no colo, ficou feliz em conquistar o primeiro documento de identificação do seu filho.

A Certidão de Nascimento é o primeiro documento que uma pessoa possui. Por meio deste documento é que conseguimos os demais documentos, como a Carteira de Identidade (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física), por exemplo, bem como os demais documentos necessários ao pleno exercício da cidadania, possibilitando o gozo aos direitos inerentes a mesma, tais como o direito à saúde, à educação, acesso a planos de distribuição de renda, tais como o Bolsa Família, Bolsa Escola, Vale Gás etc.

Se a criança não for registrada ao nascer é como se ela não existisse, sendo importante ressaltar que o Registro de Nascimento, bem como a primeira via da Certidão de Nascimento são gratuitos, de acordo com a Lei nº 9.534/97.

O Brasil esta mobilizado contra o sub-registro, por isso, nós cidadãos, devemos cooperar na orientação. Se alguém souber de pessoas que não foram registradas devem orientá-las para que procurem o cartório mais próximo. Vamos colaborar com essa campanha ajudando a disseminar a cidadania de forma efetiva por todo o país.

Documentos Necessários: 
- Pais casados: 
   - certidão de casamento 
   - presença do pai ou da mãe, com carteira de identidade 
   - declaração de Nascido Vivo (folhas amarelo/rosa do hospital) 
- Pais solteiros: 
   - presença de ambos (pai e mãe) ou só do pai, com carteira de identidade 
   - declaração de Nascido Vivo (folha amarela do hospital)

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para que possamos trabalhar para melhor servi-lo.